Sábado, 12 de Julho de 2025
(94) 99253-3154
Mineração Encontro

Parauapebas recebe prefeitos de todo o Brasil em missão técnica da AMIG

Encontro promovido em parceria com Canaã dos Carajás reúne representantes de mais de 30 cidades mineradoras

24/06/2025 20h44
Por: FALA SERIO CANAA
Parauapebas recebe prefeitos de todo o Brasil em missão técnica da AMIG

Parauapebas foi o destino escolhido para a recepção de prefeitos de mais de 30 cidades mineradoras do Brasil, durante o 2º Encontro Técnico Itinerante da AMIG (Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais e do Brasil). A agenda, que também incluiu o município de Canaã dos Carajás, teve como objetivo promover a troca de experiências e fortalecer a gestão pública em cidades impactadas pela mineração.

Os gestores desembarcaram no Aeroporto de Carajás, onde foram recepcionados pelo prefeito de Parauapebas, Aurélio Goiano, que os acompanhou até o Núcleo Urbano de Carajás. No local, os visitantes participaram de um almoço de boas-vindas. A comitiva também realizou uma visita técnica ao Centro de Controle de Barragens e à Mina de Carajás — considerado o maior complexo de extração de minério de ferro a céu aberto do planeta.

Continua após a publicidade
Anúncio

“Hoje é um dia histórico. Recebemos aqui prefeitos de mais de 30 cidades, uma caravana com 26 prefeitos”, destacou o prefeito Aurélio Goiano.

A comitiva foi liderada por Marco Antônio Lage, prefeito de Itabira e presidente nacional da AMIG. Durante o encontro, os visitantes puderam conhecer de perto a estrutura da mineração na região, além de debater os desafios comuns enfrentados pelos municípios mineradores.

O prefeito Aurélio Goiano reforçou a importância da união entre as cidades e cobrou mais retorno em benefícios reais para a população local. “Estamos passando por dificuldades financeiras, com a queda na produção e no preço do minério. Pegamos uma cidade destruída, mas temos fé em Deus e na nossa população, que juntos vamos reconstruir Parauapebas. O que importa é isso: reconstrução, felicidade e dignidade para o nosso povo”, afirmou.

Marco Antônio Lage também ressaltou que a visita ao Pará reforça o papel nacional da AMIG. “A AMIG nasceu em Minas Gerais, mas hoje é uma associação verdadeiramente brasileira. Estamos realizando assembleias itinerantes e agora chegamos ao Pará, que já produz minério de ferro em volume equivalente a Minas. Precisamos de uma mineração que deixe legados e planeje o futuro das cidades mineradoras, para o momento em que o minério acabar, como já acontece em Itabira, minha cidade, com previsão de exaustão mineral em pouco mais de uma década”, pontuou.

A programação do encontro seguiu nesta quarta-feira, 25 de junho, com atividades em Canaã dos Carajás, no auditório do IDURB.

Texto: Hilda Barros
Fotos: Hilda Barros
Assessoria de Comunicação / PMP – 2025

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.