Sábado, 12 de Julho de 2025
(94) 99253-3154
Geral DESCOBERTA

Espécie de flor rara é encontrada por pesquisador no Parque Estadual do Utinga

A espécie, de nome biológico Ruizterania belemnensis, foi encontrada pela primeira vez no município de Santa Bárbara do Pará há mais de 100 anos

01/07/2025 16h47
Por: FALA SERIO CANAA Fonte: Secom Pará
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma flor nativa da Amazônia e considerada rara de se avistar na natureza, foi encontrada no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém, por um pesquisador do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). A espécie, de nome biológico Ruizterania belemnensis, foi descoberta pela primeira vez há mais de 100 anos em Santa Bárbara do Pará, na Grande Belém.

Continua após a publicidade
Anúncio

De acordo com o gerente da Região Administrativa de Belém do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), Júlio Meyer, responsável pelo Parque Estadual do Utinga, a descoberta reforça a importância do parque para a conservação ambiental da Floresta Amazônica.

“O Parque Estadual do Utinga vem revelando frequentemente espécies raras da fauna e da flora. A identificação de espécies como essa dentro da unidade de conservação deixa claro a importância do Parque para a preservação da biodiversidade da região”, destacou.

Segundo o pesquisador do MPEG, Leandro Ferreira, que realizou a descoberta, esse é o segundo achado da planta na Região Metropolitana de Belém. “Esse é o segundo registro dessa espécie na região metropolitana de Belém. Ela foi descrita para a ciência no início do século passado, onde hoje é o município de Santa Bárbara do Pará. Contudo, o local onde essa espécie foi descoberta foi destruído pelo crescimento urbano”, afirmou.

O pesquisador Leandro Ferreira destacou, ainda, que o local da descoberta é guardado em segredo para evitar a interferência humana. “Ela foi registrada em um fragmento de vegetação chamado de “campinarana” no Parque Estadual do Utinga. A localização exata é mantida em segredo por questões de segurança, para preservar a planta”, complementou o especialista.

Serviço -Localizado na Avenida João Paulo II, no bairro do Curió-Utinga, em Belém, o Parque Estadual do Utinga funciona de quarta a segunda-feira, das 6h às 17h, e permanece fechado às terças para manutenção. O espaço recebe visitantes de todas as idades e também realiza agendamentos para visitas escolares e universitárias, que podem ser solicitadas pelo e-mail [email protected] .

Texto de Sinval Farias com a supervisão de Vinícius Leal / Ascom Ideflor-Bio

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.