Sábado, 12 de Julho de 2025
(94) 99253-3154
Parauapebas Inauguração

UBS e 800 títulos de propriedade são entregues no bairro Tropical em Parauapebas

Entrega de UNS e títulos de propriedade

13/06/2025 07h35 Atualizada há 4 semanas
Por: FALA SERIO CANAA
UBS e 800 títulos de propriedade são entregues no bairro Tropical em Parauapebas

Quem circula por Parauapebas já começa a perceber: tem obra saindo do papel e, ao que tudo indica, num ritmo acelerado. Em menos de seis meses de gestão, o prefeito Aurélio Goiano segue imprimindo um ritmo pouco comum. E nesta quinta-feira, 12 de junho, mais um marco foi cravado no calendário de entregas da nova administração: a inauguração de uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e a entrega de 800 títulos definitivos de propriedade no bairro Tropical.

O evento, marcado para as 16h, movimentou a comunidade e trouxe avanços concretos. A UBS leva o nome de Maria de Lourdes da Paz Gualdino dos Santos, uma homenagem que resgata memórias ao mesmo tempo em que aponta para o futuro. A estrutura faz parte do Prosap – Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas, financiado pelo BID, e é resultado também das contrapartidas sociais oferecidas às famílias reassentadas no Residencial Vale do Sol.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com capacidade para atender até 18 mil pessoas, a unidade beneficiará diretamente moradores dos bairros Tropical, Ipiranga e Residencial Ipê, trazendo mais conforto e agilidade no acesso à saúde básica — algo que sempre foi um desafio na região.

Além disso, o evento marcou a entrega de 800 títulos definitivos de propriedade, dentro do programa “Titula Parauapebas”, que integra a iniciativa “Minha Casa Regularizada”, uma parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) por meio da Semana do Solo Seguro.

A regularização fundiária representa uma transformação significativa na vida das famílias beneficiadas. “É o tipo de ação que muda não só o mapa da cidade, mas a vida de quem mora nela. Com o papel em mãos, a casa deixa de ser apenas um abrigo e passa a ser um lar reconhecido por lei”, destacou Aurélio Goiano.

Enquanto isso, a oposição observa em silêncio os avanços. Para muitos, o ritmo de entregas ainda no início da gestão surpreende e antecipa o que pode ser um período de grandes transformações para Parauapebas. Como dizem alguns moradores, se isso é só o começo, os próximos anos prometem fazer da cidade um verdadeiro canteiro de obras — no melhor sentido possível.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.