Domingo, 22 de Junho de 2025
(94) 99253-3154
Cidades PROTEÇÃO ANIMAL

Cavalo ferido é resgatado em São Brás após denúncias de maus-tratos

Um cavalo ferido foi resgatado na rua Floriano Peixoto, próximo à Praça Bruno de Menezes e ao início do canal da avenida Gentil Bittencourt, no bai...

09/06/2025 22h06
Por: FALA SERIO CANAA Fonte: Agência Belém
Foto: DIVULGAÇÃO / Batalhão de Polícia Ambiental
Foto: DIVULGAÇÃO / Batalhão de Polícia Ambiental

Um cavalo ferido foi resgatado na rua Floriano Peixoto, próximo à Praça Bruno de Menezes e ao início do canal da avenida Gentil Bittencourt, no bairro de São Brás. O animal, que estava visivelmente machucado e se alimentando de lixo jogado irregularmente, foi encontrado após diversas denúncias feitas por moradores e amplamente compartilhadas nas redes sociais.

Continua após a publicidade
Anúncio

O resgate aconteceu na manhã desta segunda-feira (9) e foi feita por equipe da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda). A titular da pasta, Eliana Uchôa, comentou sobre a ação: “Este caso reforça a importância da colaboração da comunidade na proteção animal. Estamos comprometidos em atuar com rigor para garantir o bem-estar dos animais e responsabilizar os envolvidos em situações de abandono e maus-tratos.”

Após o resgate, o cavalo foi encaminhado para avaliação no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) , vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesma). O CCZ é responsável por ações como controle populacional de animais, vacinação antirrábica, adoção e resgate de animais em situação de risco. Após avaliação veterinária, o animal foi encaminhado para a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), onde será integrado ao projeto “Carroceiros”, que visa promover a reabilitação e reintegração de equinos em situação de vulnerabilidade.

O cavalo foi encaminhado para avaliação no (CCZ) e posteriormente foi encaminhado a UFRA, onde será integrado ao projeto “Carroceiros”. - Crédito: DIVULGAÇÃO / Batalhão de Polícia Ambiental
O cavalo foi encaminhado para avaliação no (CCZ) e posteriormente foi encaminhado a UFRA, onde será integrado ao projeto “Carroceiros”. - Crédito: DIVULGAÇÃO / Batalhão de Polícia Ambiental

O proprietário do cavalo não havia sido localizado até a publicação desre texto. O caso está sendo investigado pela Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), que apura possíveis responsabilidades legais relacionadas ao abandono e maus-tratos ao animal.

Este episódio destaca a importância da atuação integrada entre órgãos municipais, universidades e a comunidade na promoção da proteção e defesa dos animais em Belém.

Para denunciar casos de maus tratos a animais em Belém, basta entrar em contato com o número (91) 98209-2918 ou pelo número 181, que funciona 24h. Outra opção é a Divisão Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), no telefone (91) 3238-1225.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 19h02
27°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 32°

29° Sensação
1.03 km/h Vento
73% Umidade do ar
63% (0.87mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 20° Máx. 33°

Parcialmente nublado
Amanhã (24/06)

Mín. 21° Máx. 34°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio