Domingo, 22 de Junho de 2025
(94) 99253-3154
Pará Trabalho escravo

Volkswagen é acionada por manter fazenda com trabalho escravo no Pará durante a ditadura

Justiça cobra R$ 165 milhões por tráfico de pessoas e exploração de trabalhadores em área financiada por órgãos públicos durante o regime militar

04/06/2025 11h26 Atualizada há 3 semanas
Por: FALA SERIO CANAA
Volkswagen é acionada por manter fazenda com trabalho escravo no Pará durante a ditadura

 

Continua após a publicidade
Anúncio

Pela primeira vez, a cumplicidade entre uma grande empresa e a ditadura militar brasileira será julgada formalmente. O Ministério Público do Trabalho (MPT) entrou com ação civil pública contra a Volkswagen do Brasil por tráfico de pessoas e trabalho escravo na Fazenda Vale do Rio Cristalino, no Pará, operada entre 1974 e 1986 com apoio do governo militar.

A propriedade de 139 mil hectares, localizada em Santana do Araguaia (PA), era gerida por uma subsidiária da Volkswagen, a Companhia Vale do Rio Cristalino (CVRC), e recebia financiamento da Sudam e do Banco da Amazônia. O MPT acusa a empresa de ter recrutado trabalhadores — muitos menores — por meio de “gatos” e de submetê-los a condições degradantes, incluindo dívidas ilegais, maus-tratos e vigilância armada.

Depoimentos colhidos desde 2019 revelam mortes, abusos, desaparecimentos e a presença de cantinas controladas por intermediários onde os trabalhadores eram explorados financeiramente. O processo cobra indenização de R$ 165 milhões e tramita na Vara do Trabalho de Redenção (PA).

Apesar da tentativa de conciliação, a Volks negou responsabilidade e se retirou das negociações. A empresa já firmou acordo anterior sobre violações durante a ditadura, mas que não abrange os fatos no Pará.

Este caso representa um marco na responsabilização de empresas que lucraram com o regime militar e pode abrir precedentes para a reparação histórica de outras vítimas da repressão.

Fonte: Agência Pública – Especial "Empresas Cúmplices da Ditadura"

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 20h02
24°
Parcialmente nublado

Mín. 21° Máx. 32°

25° Sensação
0.98 km/h Vento
81% Umidade do ar
63% (0.87mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 20° Máx. 33°

Parcialmente nublado
Amanhã (24/06)

Mín. 21° Máx. 34°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio