Domingo, 22 de Junho de 2025
(94) 99253-3154
Marabá Embargo

Justiça do Trabalho determina fechamento da unidade da JBS em Marabá após série de vazamentos de amônia

Decisão atende pedido do Ministério Público do Trabalho após série de vazamentos de amônia que colocaram em risco a saúde de funcionários; empresa terá 48 horas para suspender atividades e poderá pagar multa diária de R$ 200 mil em caso de descumprimento.

01/06/2025 01h29
Por: FALA SERIO CANAA
Justiça do Trabalho determina fechamento da unidade da JBS em Marabá após série de vazamentos de amônia

 

A 4ª Vara do Trabalho de Marabá, no sudeste do Pará, determinou o fechamento imediato das unidades da JBS que utilizam amônia no município. A decisão atende a um pedido de tutela de urgência apresentado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio da Procuradoria do Trabalho no Município de Marabá, e impõe à empresa o prazo de 48 horas, a partir da intimação, para suspender totalmente suas atividades — sob pena de multa diária de R$ 200 mil por descumprimento.

A medida valerá inicialmente por 60 dias, ou até a conclusão de uma auditoria externa completa, que deverá identificar as causas de pelo menos cinco vazamentos de amônia ocorridos entre junho de 2023 e maio de 2025. Esses incidentes deixaram trabalhadores hospitalizados e escancararam falhas graves de manutenção e segurança nas instalações.

Continua após a publicidade
Anúncio

Durante a suspensão, a empresa será obrigada a manter o pagamento integral dos salários dos empregados.

Entre as exigências impostas pela Justiça estão:

  • Realização de inspeção técnica e testes de funcionamento;
  • Manutenção de equipamentos como compressores, tubulações e vasos de pressão;
  • Avaliação dos sistemas de ventilação e detecção de gases;
  • Proposição de medidas corretivas e preventivas para evitar novos vazamentos;
  • Fornecimento imediato de EPIs adequados à manipulação de amônia;
  • Instalação, em até 60 dias, de sistema de monitoramento contínuo da amônia nas áreas operacionais, com alarmes de detecção precoce.

A decisão da Justiça é uma resposta ao histórico preocupante da planta industrial em Marabá, onde a amônia — um gás altamente tóxico — foi responsável por diversos incidentes que colocaram a vida dos trabalhadores em risco. A substância é comumente utilizada em sistemas de refrigeração, mas quando inalado em grandes quantidades, pode causar sérios danos à saúde, incluindo irritações, edema pulmonar e até morte.

Em contato com a JBS, a empresa se limitou a responder com duas linhas:

“A JBS tem rigorosos padrões de segurança e qualidade em todas as suas operações. A Friboi de Marabá opera em total conformidade com a legislação vigente.”

Relembre o caso

A série de vazamentos de amônia teve início em junho de 2023 e se estendeu até maio deste ano, com pelo menos cinco ocorrências graves. A repetição dos acidentes levantou suspeitas de negligência com a manutenção dos sistemas de refrigeração e falta de protocolos eficazes para garantir a segurança do ambiente de trabalho.

Agora, com a intervenção do Judiciário e do MPT, a unidade da JBS em Marabá será obrigada a revisar todo seu funcionamento para poder voltar a operar. Até lá, a prioridade é assegurar a saúde e a integridade dos trabalhadores.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Canaã dos Carajás, PA
Atualizado às 19h02
27°
Tempo limpo

Mín. 21° Máx. 32°

29° Sensação
1.03 km/h Vento
73% Umidade do ar
63% (0.87mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 20° Máx. 33°

Parcialmente nublado
Amanhã (24/06)

Mín. 21° Máx. 34°

Parcialmente nublado
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio